sábado, 31 de janeiro de 2009

Espaço geográfico e paisagem

Espaço geográfico
A paisagem construída pela sociedade

Quando você abre a janela e observa a rua, ou o que houver ao redor de sua casa, você está diante de uma paisagem.Esteja no campo, ou na cidade, você observará elementos que podem ser naturais ou construídos pelos seres humanos.Os elementos naturais numa paisagem são, por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os morros, o mar. Há paisagens nas quais existem muitos elementos naturais, como as que podemos observar em florestas (a Amazônica, por exemplo, que vem sofrendo com o desmatamento acelerado nos últimos anos).
Já os elementos da paisagem que foram construídos pelos seres humanos, pelas mulheres e homens, são chamados de humanizados, culturais ou mesmo artificiais. São as casas, os edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos), as pastagens formadas pelas pessoas. Esses elementos são um resultado da ação humana, do trabalho de mulheres e homens.

Mas nas paisagens também existem outros aspectos percebidos pelos nossos sentidos: os sons, os cheiros, os movimentos - a circulação de pessoas e de veículos.

Paisagem humanizada
Considerando os movimentos nas paisagens, podemos perceber que elas mudam de um momento para outro. Por isso, afirmamos que elas são dinâmicas, estão sendo constantemente modificadas. Elas podem ser modificadas também: quando casas ou prédios são derrubados, e outros são construídos; quando uma área de floresta é desmatada; quando ocorre uma colheita numa área cultivada, por exemplo, com arroz; quando ruas, viadutos, pontes, rodovias, são construídos, etc.No mundo atual praticamente não existe paisagem natural; são muito restritas as áreas onde existem apenas elementos naturais. Os oceanos, por exemplo, são constantemente atravessados por navios de todo tipo, seus recursos são explorados (inclusive de seu subsolo), em seus leitos há milhares de quilômetros de cabos submarinos feitos de cobre ou fibra óptica, que possibilitam as comunicações entre milhões de pessoas de diferentes continentes, diariamente. Em diversos trechos da floresta Amazônica são desenvolvidas pesquisas, atividades de exploração, muitas delas prejudiciais ao ambiente.A paisagem humanizada (artificial ou cultural) é a que está presente nos mais vastos recantos do planeta. Nela coexistem elementos naturais e artificiais, havendo uma predominância destes últimos. No entanto, é preciso considerar que mesmo muitas plantas que existem nas paisagens bastante humanizadas, como as das grandes cidades, não apareceram e cresceram naturalmente, elas foram plantadas pelas pessoas. A sua existência, portanto, naquele determinado local, é resultado da ação humana.

Modificações e descobertas

Nas paisagens também encontramos elementos que foram construídos em diferentes épocas. Muitas vezes, em áreas onde a ocupação humana é antiga e contínua, verifica-se a presença de construções de diferentes períodos históricos. Em relação a isso, podemos pensar, por exemplo, em regiões da Índia e da Itália. Mas podemos também considerar algumas cidades brasileiras que foram fundadas no primeiro século da presença dos portugueses no Brasil: Olinda, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, entre outras. Nessas cidades e em muitas outras coexistem o velho e o novo, o antigo e o moderno.As modificações nas paisagens também estão relacionadas com as novas descobertas que os seres humanos vão realizando, em termos tecnológicos, que fazem surgir novos modos de se produzir, novas mercadorias e novas formas arquitetônicas, entre outros. Por outro lado, há mudanças nas paisagens que são resultado de fatores naturais como a alternância entre o dia e a noite, e entre as estações do ano (quando podem ser percebidas, dependendo da localização); ou até de terremotos, por exemplo.

Espaço geográfico

Se fossemos consultar num dicionário a palavra espaço, constataríamos que há uma grande quantidade de significados. Para geografia o espaço são as paisagens, as relações que se estabelecem entre as pessoas (sociais, econômicas, políticas, etc.), as relações entre as pessoas e a natureza, e as próprias pessoas. Esse espaço é chamado de espaço geográfico.Percebemos, assim, que a noção de espaço geográfico é mais ampla que a de paisagem. Ao pensarmos no espaço geográfico estamos pensando nos elementos e aspectos que existem nas paisagens, mas também nas diversas ações que as pessoas realizam nas paisagens. Essas ações correspondem aos variados tipos de atividades humanas: trabalho, estudo, lazer. Envolvem, portanto, relações econômicas, sociais e políticas. Trata-se de algo bastante dinâmico.

ATIVIDADE

As imagens mostram a cidade de Essen, na Alemanha, em três momentos históricos. Observe-as com toda atenção e faça a descrição de cada uma. Posteriormente, elabore um texto relacionando-as.

Tema: "As transformações da paisagem na cidade de Essen".
CONCEITOS DESENVOLVIDOS NA ATIVIDADE: paisagem e espaço geográfico.




ESSEN - 1829



ESSEN - 1867




ESSEN - HOJE
Terra Geographie 1. Stuttgart, Klett, 1991. Fonte: Adaptado do vestibular - PUC/SP (1995).
Profº Rodrigo/Geografia

21 comentários:

  1. Oi professor Rodrigo, é Carolinne da 5ª serie 52 do Industrial, vi como mundam as cidades muito interesante.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Carol, obrigado pela visita. Conto com sua atividade na próxima aula.UM ABRAÇO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi professor Rodrigo.
    Aqui é a Luíza da 5ªA. Gostei muito das suas aulas lá no Batista.Entendo perfeitamente o que você explica. Estou muito feliz.
    Beijos e até a próxima aula.

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE LUÍZA.QUE BOM.OBRIGADO.QUALQUER DÚVIDA ESTOU PRONTO PARA AJUDAR.:)

    ResponderExcluir
  5. O neoliberalismo, hoje em dia, é a ideologia adotada em quase todo o mundo. Essa ideologia está difundida em vários planos, principalmente nos planos político e econômico. Mas para entendermos melhor essa doutrina seria mais adequado analisar historicamente suas raízes e ver como o sistema capitalista chegou a esse estágio.
    Nos séculos XVII e XVIII, foi adotado, para base de revoluções liberais, o liberalismo, o qual era uma das bases do movimento intelectual iluminista. Essa doutrina, o liberalismo, foi desenvolvida por filósofos da época e se dividia em vários campos, mas a mais importante é sua análise na economia.

    No campo econômico temos como principal filósofo Adam Smith, pai do liberalismo econômico e do capitalismo, além de outros como Malthus, Ricardo e Mill. Eles defendiam a ampla liberdade econômica e a não intervenção do Estado na economia. Acreditavam que as relações econômicas podiam ser deixadas em cargo da “mão invisível’’ (expressão usada por A. Smith) do mercado”. Acreditavam também que a economia era uma ciência que podia ser explicada através de leis naturais, como exemplo, a lei da oferta e da procura e a lei da livre concorrência.
    Porém, com a crise de 1930 houve um enfraquecimento no sistema capitalista, forçando assim as grandes potências da época, como os E.U.A., a adotarem métodos a fim de resolver esse problema.

    Assim, tomando como exemplo o governo norte-americano, a partir do ‘’New Deal’’, o Estado passou a intervir na economia, regulamentando e direcionando as relações e transações econômicas. Essa idéia reformista para o sistema foi desenvolvida pelo liberal Keynes, na qual ele afirma que o capitalismo é um sistema socioeconômico essencialmente instável e tende para o desequilíbrio. Essa nova doutrina originou o Welfare State.
    Após atravessar a crise dos anos 70, países desenvolvidos passavam a ter problemas como inflação, recessão e desemprego caracterizando a decadência da teoria keynesiana, para a economia, e do Welfare State, originando a adoção do neoliberalismo.

    O neoliberalismo defendia que a atuação do Estado retardava o processo de realocação dos capitais dos setores industriais ultrapassados para aqueles surgidos com a terceira revolução industrial. Defende assim completa liberdade de mercado e total afastamento do Estado na produção e na intermediação das relações entre patrão e empregado.
    As principais críticas a atual doutrina são ditas em vários planos. Primeiramente no econômico, vive-se a etapa conhecida como monopolista, marcada pela ação de grandes conglomerados empresariais.

    Pelas teorias neoliberais econômicas sabe-se que somente as grandes empresas sobrevivem no mercado. Além disso, ocorreu, e ainda ocorre, o aumento da questão social, ou seja, a elevação dos índices de desemprego e pobreza nas nações ricas, sem contar com as crises em países periféricos, graças à má distribuição de renda.
    Por todos esses pontos, as idéias neoliberais não são tão atraentes para a maioria da população. Elas podem ser até favoráveis para soluções do mercado, mas são um influente fator nos problemas sociais do nosso século.

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA ANÔNIMO, OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.CONTINUE PARTICIPANDO. SE TIVER SIGESTÕES DE POSTAGEM DEIXE UM RECADO.UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo é a Bárbara 5ªb também estou muito feliz com suas aulas, até a próxima aula

    beijos :)

    ResponderExcluir
  8. professor eu quero saber o que e eementos naturais e elementos artificiais?

    ResponderExcluir
  9. Como os novos elementos se relacionan entre si ?

    ResponderExcluir
  10. OI,GOSTARIA DE SABER COMO OS ELEMENTOS PRESENTES NA ESSEN CONTEMPORÂNEA SE RELACIONAM ENTRE SI??????

    ResponderExcluir
  11. Caro professor,
    Estou com minha filha Luana da 5º Série E da Escola Oswald de Andrade tentando resolver as questões do caderno do aluno e não consigo ajudá-la qdo ela me questiona o que quer dizer a questão "Como os elementos da figura se relacionam entre si"?
    Acredito que a proposta foi mostrar a evolução ocasionada na cidade pela ação do homem, vejo que aos poucos a cidade foi deixando a naturalidade para o crescimento industrial, os verdes foram substituído por acredito que industrias e depois por prédios e a relação entre eles acredito que foi a adaptação. Fiquei curiosa e fomos pesquisar qdo encontrei esse espaço.
    Acho que não posso ajuda-la pq acabei ficando com bastante dúvidas tbm.
    Peço que nos de uma aulinha de esclarecimento kk...
    Obrigada
    Viviane

    ResponderExcluir
  12. oi bicha que dahora tem resposta me ajudou muito xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir